terça-feira, 30 de julho de 2013

As pessoas quebram, Eliane Brum escreveu

Eliane Brum me conquistou com uma entrevista ao Jogo de Ideias que assisti procurando dicas de como escrever melhor. Ela não é uma pessoa comum, ela olha o que ninguém vê, descreve o que todo mundo sente de  modo que nunca havíamos sequer imaginado.
"O que eu poderia dizer a você, Catarina? A verdade? A verdade você já sabia, você tinha acabado de descobrir. As pessoas quebram."
Embora seja jornalista, foge ao sensacionalismo. Nada de homem que morde o cachorro, prefere o cachorro que morde o homem, o natural, o comum, como a morte - esse, aliás, é um dos temas mais presentes nas suas crônicas e reportagens. Preciso dizer que é a minha escritora/jornalista favorita? Poxa, ela me faz entrar no site da Época toda segunda pra ler seus textos.
Claro que eu não poderia deixar de apresentar seu mais novo trabalho, certo?
A menina quebrada - E outras colunas de Eliane Brum


Nas colunas da repórter Eliane Brum no site da revista Época, a vida pode ser tudo, menos rasa. A cada segunda-feira, os leitores encontram um olhar sobre o Brasil, sobre o mundo, sobre a vida - a de dentro e a de fora. Eliane pode escrever sobre a Amazônia profunda, como alguém que cobre a floresta desde os anos 90; ou pode provocar pais e filhos, com uma observação aguda das relações familiares marcadas pelo consumo; ou pode refletir sobre a ditadura da felicidade, que tanta infelicidade nos causa. O que não muda são a profundidade e a seriedade com que ela trata cada tema. O que não é surpresa é seu enorme talento para enxergar muito além do óbvio. Essa combinação transformou sua coluna de opinião em um fenômeno de audiência. Este livro reúne seus melhores textos e dá ao leitor uma fotografia do nosso tempo, visto pelo olhar de uma repórter que observa as ruas do mundo disposta a ver. E que escreve para desacomodar o olhar de quem a lê.
Confesso que tal sinopse não mexeu comigo. Já conhecia tudo o que foi descrito, só a certeza de ter uma obra de qualidade me fez adicionar esse livro aos vários nomes da minha lista de desejados. Mas peço que você pare um pouquinho e ouça o que a própria autora falou sobre ele. Apesar de o áudio não estar tão bom, ele vai mexer com você. Muito.

"Ser forte, Catarina, não é saber quebrar os outros. É saber quebrar."

14 comentários:

  1. UAU. Simplesmente me vejo quase sem comentários para esse vídeo incrível.Eu conhecia a Eliane Brum apenas de nome e nem sabia que ela era jornalista da Época! Agora que você disse e depois de assistir a esse vídeo fiquei com vontade de ler só pra conferir as matérias dela.
    Adoro histórias que são contadas a partir de um fato que realmente aconteceu! Fico imaginando como será quando a Catarina crescer e descobrir que existe um livro que foi inspirado em algo que ela disse numa festa quando tinha menos de dois anos! Eu acho a ideia incrível!
    "Por causa de um sabonete" (...) Achei lírico demais esse fato no supermercado!
    Impossível não ficar morrendo de vontade para ler esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parte do sabonete também me marcou muito. É incrível como ela vê essas coisas que eu, se estivesse distraída, realmente acharia normal, mas Eliane vê e traz de um modo tão... não sei, apenas o que ela escreve sempre mexe comigo. Ela é esse tipo de gente maravilhoso que muda o mundo.

      Excluir
  2. Após assistir o vídeo, realmente tive vontade de ler o livro..
    Acredito que minha antiga professora de português iria gostar desse livro.

    Tecido Doce
    Sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então mostre pra ela. Livros assim merecem ser divulgados ;)

      Excluir
  3. Você sempre apresentando pessoas maravilhosas no seu blog, desse jeito vou a falência de tantos livros novos pra querer comprar kkkkk'
    O audio está ruim mesmo,não consegui entender quase nada, meu irmão está usando o fone de ouvido, então tenho que assistir depois. Mesmo assim eu gostei da sinopse do livro e o que você falou sobre a autora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois espero que tenha podido, depois, assisti-lo. É de fato encantador.
      E eu sei como é, também estou enlouquecendo com a minha lista de desejados. Mas mesmo assim adoro conhecer autores novos, principalmente os sensíveis. Também estou aberta a sugestões ;)

      Excluir
  4. :O Como posso nunca ter ouvido falar de Eliane Brum?
    Nem preciso dizer que já quero muito, muito ler, né? (Neste momento estou entrando no site da Época pra ver se encontro algo dela por lá).
    Cruzando os dedos, espero que consiga encontrar pra esse mês :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois a dessa semana passada foi a mais incrível do que já li dela. Você provavelmente se apaixonou.
      E eu faço a mesma pergunta quando conheço autores incríveis como essa.

      Excluir
  5. Eu não conhecia a Eliane!! Mas nossa eu amei o livro! Você falou tão bem! Vou correndo no site da época ler os textos dela! E ainda quero comprar o livro!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser fantástico, o modo como ela vê o mundo é ímpar!
    Myllena,
    Minhas Pequenas Verdades

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não sei se te lembras do blog The Lightweight? Mas eu decidi dar um fim a esse blog e começar um novo, por isso podes ir deixar de seguir o The Lightweight e se puderes passa pelo meu novo blog: beautiful-disaster-blog.blogspot.com nele também vou falar de livros (que é um tema muito presente neste blog haha) por isso tem um tema que sei que te vai interessar haha.

    beautiful-disaster-blog.blogspot.com

    XO, *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia.
    Não consegui ver o vídeo porque o link está muito lento.
    Prometo voltar aqui e ver outra hora.

    Samyle: Tem um selo para ti. Está na segunda parte da postagem.
    http://cchamun.blogspot.com.br/2013/08/meu-vestido-rodado-selo-amigos-de.html

    Beijos

    ResponderExcluir