quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Reflexo do Eu

Quando vejo meu reflexo no espelho, procuro me esquecer por um breve momento que àquela sou eu, e me pergunto o que o rosto desta estranha me transmite.
Em meio à uma luta entre tudo o que sei de mim e uma tentiva de esquecê-lo, busco no rosto dela apenas o que aparenta ser. Decerto, dou asas à minha imaginação, que, devo avisar de antemão, é além de sagaz, audaciosa.
E eu vejo uma sutil doçura emanar dela, embora oculta detrás de um olhar boçal, ou talvez simplesmente desafiador. Ela dá ares de alguém que esconde sua fragilidade, ingenuidade, até mesmo sua beleza; só alguém de olhar atento, aguçado o bastante para notar meras ilusões, poderia enxergar isto.
Sempre há um sorriso contido em seus lábios, me pergunto se será a sua alma cândida, pueril, a rir-se do mundo em que vive, da sua realidade — ora, certamente é, afirma minha audaz amiga narradora —, e  grita um segredo mundialmente conhecido, mas só crido por ela, que é alma e pura "é bela, tão bela a vida", como se tudo não passasse de uma brincadeira infantil, uma piada boba. Mas, — sempre há um 'mas' que estraga a perfeição!— a sua mente se recusa a lhe dar ouvidos. Sim, este é o nexo entre o terceiro parágrafo até aqui; é esta mistura que não deveria existir; é esta briga entre seres opostos.
Esta segunda 'ela' — a chamo assim pois minha imaginação se recusa a dar nome a sua personagem, se é que é uma invenção — enxerga pelo olhar dos pessimistas, afirmando sempre que procura o realismo quando, na verdade, está à procura de uma armadura de gelo que esconda o seu medo.
'Ela' segue assim seu rumo, desafia todos e a si mesma, fingindo que possui controle pleno, sorri como se fosse o ser mais feliz do mundo... e mente, se ilude. E destrói a candura de sua alma pois, de tanto se trancar dentro de si mesma, morreu sufocada.

20 comentários:

  1. Profundo... Gostei do texto, é difícil aceitar que a pessoa no espelho é a gente né? E porque diabos nosso reflexo sempre parece sorrir?
    O final foi meio assustador. Por isso mesmo que gostei!
    Você escreve muito bem, parabens ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina, fico muito feliz que tenha gostado. Muitas vezes é difícil, sim, aceitar o nosso reflexo, mas nos esquecemos mais facilmente de aceitar a nossa verdadeira personalidade, simplesmente porque ainda nem a conhecemos (e falo isto no meu caso...)
      Sorri ao ler que gostou do final, eu gosto desses impactantes mesmo, sabe? São mais únicos, mexem mais com o interlocutor, são mais eu.

      Bjin*

      Excluir
  2. Samyle :)
    Como vai?
    Muito bom seu texto....reflexivo por assim dizer
    Quando eu me olho no espelho eu também faço isso..me pergunto se aquele reflexo sou realmente eu sabe? é estranho,diferente rsrs

    Beijos Samy e tenha um excelente final de semana

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo, bem reflexivo.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  4. Lindo, lindo. Costumo conjecturar a respeito de coisas semelhantes enquanto encaro meu reflexo os vidros dos carros e dos ônibus. Na maioria das vezes, não gosto das minhas conclusões. :~

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na verdade, é encontrar aquilo que você é, aquela sua futura personalidade (talvez esteja sendo muito metafórica e você deva achar que estou meio maluca, mas sabe aquela velha história que conta que se conhecermos o passado, podemos entender o presente e prever o futuro? É quase isso o que quis dizer.)

      Excluir
  5. Lindo o texto Samyle! Bem profundo, sempre gostei de textos assim. ♥

    http://napontaenalingua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto!!

    http://somethingaboutbooks.blogspot.com.br/2012/09/resenha-cama-que-sonhava-carlos-queiroz.html

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto Samyle! Ultimamente também estou tentando me enxergar,ver novamente aquela que fui, aquela que sou.
    Estou seguindo aqui. Beijos *-*

    junglegirl-na-janela-secreta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Won, obrigada. é com este tipo de comentário que sinto vontade de continuar batalhando e tentando aprimorar cada vez mais a minha escrita.

      Seu blog é tãao lindo, e que palavras marcantes! Vou acompanhar sempre que puder.

      Bjin

      Excluir
  8. muito bom o texto, a forma que vc escreve e muito linda, suas palavras soam diferente sabe *-*
    sei como é olhar no espelho e ver um alguem e se imaginar esse sou eu, muitas vezes o espelho mostra quem queremos ser ou quem ja fomos *--*

    ResponderExcluir
  9. to adorando os textos do seu blog, seus textos são feitos de uma forma tão cut e o lay junto faz tudo ficar fofo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Looh. Tentei deixar meu cantinho bem 'eu', acho que consegui se diz que está bem diferente... Sobre o texto, eu vejo assim também, um reflexo pode ser aquilo que uma imaginação desejar; para alguns, tortura; para outros, uma chance de encontrar o passado, o futuro. O Eu.

      Excluir
  10. Não conhecia seu blog e esse texto logo me encantou, me encontrei em cada palavra. Também eu já tentei decifrar a pessoa estranha que se apresenta no espelho. Pois é, não cheguei a nenhuma conclusão. Acho que sou tantas pessoas que elas se alternam em meu reflexo e eu sou incapaz de me decifrar. Enfim, lindíssimo texto e blog. Seguindo com certeza ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lara. Fique à vontade, esse cantinho não é só meu pois, como disse Mário Quintana: Qualquer ideia que te agrade, por isso mesmo é... tua, o autor nada mais fez do que vestir a verdade que em ti se achava inteiramente nua"

      Excluir
  11. Parecia que se referia a mim, em cada frase me encontrei! Um texto reflexivo e profundo.. Fazia tempo que não lia algo tão bom assim. Adorei esse blog e desde já sou tua seguidora.
    Beijos. Com carinho, Ana.

    ResponderExcluir